Pan Pan Pan!


                 Pan Rio 2007

Os Jogos Pan-Americanos de 2007, oficialmente denominados XV Jogos Pan-Americanos, foram um evento multiesportivo realizado em julho na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Durante os dezessete dias de competição, 5633 atletas de 42 países competiram em 332 eventos de 47 modalidades.
O Rio de Janeiro foi eleito sede dos Jogos em 2002, vencendo a cidade de San Antonio, nos Estados Unidos. Nos cinco anos de preparação, diversos locais de competição foram construídos ou reformados e mais de vinte mil voluntários foram convocados para trabalhar no evento principal e em eventos preparatórios. Ações como a escolha do nome da mascote e o revezamento da Tocha Pan-Americana foram feitas para envolver todo o país na realização do Pan. Várias obras atrasaram, sendo inauguradas a poucos dias dos Jogos ou mesmo sendo adiadas para depois do evento.
Além dos atrasos, esta edição do Pan também foi marcada por polêmicas envolvendo a postura dos torcedores, que vaiaram o presidente Lula na cerimônia de abertura e atletas estrangeiros durante todo o evento e pela deserção de quatro membros da delegação de Cuba. Durante o período do Pan também ocorreu o acidente com o Voo TAM 3054 em São Paulo, tendo sido decretado luto oficial pelo governo federal e pela ODEPA.

Alguns Paizes
Do total de 5633 atletas, o Brasil fora representado por uma delegação formada por 660 atletas, que disputaram as 47 modalidades do programa. Esta foi a maior participação brasileira na história dos Jogos Pan-Americanos.
ARU Aruba
BAH Bahamas

BAR Barbados
BIZ Belize
BER Bermudas
BOL Bolívia
BRA Brasil
CUB Cuba
DMA Dominica
ESA El Salvador
ECU Equador
USA Estados Unidos
GRN Granada
GUA Guatemala
PER Peru
PUR Porto Rico
DOM República Dominicana
LCA Santa Lúcia
SKN São Cristóvão e